De onde vem o “Parabéns”?

Ola pessoal,
Você já deve ter se perguntado assim como eu de onde veio essa mania de comemorar dia do aniversário e dar parabéns…
Pesquisei muito e cada um diz uma coisa, mas algumas coisas são iguais em todos os lugares. E hoje quero falar sobre isso mostrando todas curiosidades que encontrei sobre o tema.

parabens_snoopy1875b1c5_base

O hábito de comemorar o dia do nascimento surgiu na Roma Antiga. Antes disso, já faziam oferendas, como o bolo, mas não havia uma festividade propriamente dita.
A origem estava ligada a ideia de que, na data de aniversário, anjos malignos vinham roubar o espírito do aniversariante e era preciso tomar medidas para prevenir isso. (É, eu sei… bizarro é pouco para definir isso.) Por ser ligada a superstições, a tradição foi inicialmente considerada pagã pela igreja católica e só foi adotada no século v,quando a instituição passou a celebrar o nascimento de Jesus. Mesmo assim, a prática de comemorar aniversários só se tornou comum no Ocidente do século 19, quando, na Alemanha, foi organizado um festival comemorativo coletivo.

CURIOSIDADESOvada

  •  Bolo Humano : Jogar ovos e farinha no aniversariante virou um costume popular no
    Brasil nos anos 80. Acredita-se que era uma variação dos puxões de orelha ou do “com quem será?” cantado nos parabéns. A ideia era fazer um bolo na cabeça do aniversariante, dai os ingredientes da brincadeira.
  •  Pedaço de bom caminho : O bolo surgiu na Grécia Antiga, quando um bolo redondo, representando a Lua Cheia, era levado ao templo de Ártemis, a deusa da Lua, como oferenda. Naquela época, as fases lunares serviam como calendário para o homem e cultuar a deusa era uma forma de pedir atenção. E a receita grega era mistura de mel e pão
  • Balão de Carne?: Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. É claro que os primeiros não eram feitos de plástico, mas de (argh!) intestinos e tripas de animais mortos, inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças. (Agora cai pra nos, você daria um balão desse para seu filho?)
  • Alguns povo acreditavam que a luz (a vela, no caso) espantava os maus espíritos e que a fumaça levava as preces até o céu.festa-mickeuy.jpg
  • O “Parabéns pra você” é uma adaptação da melodia “Bom dia a todos” , criada por
    duas irmãs professoras em uma escola em Louisville, nos EUA, no fim do século 19 . A canção só ganhou a letra de feliz aniversário em 1912 e,hoje em dia, é cantada em mais de 30 idiomas.
    A versão brasileira foi composta pela poetisa Bertha Celeste Homem de Mello em 1942.brigadeiro.jpg
  • O brigadeiro é brasileiro: O docinho mais famoso dos aniversários é brasileiro mesmo e surgiu na disputa presidencial de 1945. Eleitoras do brigadeiro Eduardo Gomes criaram o “doce do brigadeiro” tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o brigadeiro acabou perdendo as eleições
  • Hoje não dá: A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra, no início do século 20. Os cartões serviam como um pedido de desculpas carinhoso quando a pessoa não podia visitar o aniversariante.
    Hoje muita gente prefere entregar o cartão pessoalmente

 

 

É isso gente.. são só algumas curiosidades que encontrei e que apesar de nojentas, pagãs ou fantasiosas foi muito legal saber
Espero que tenham gostado ..
Ate a próxima.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s